
Na sua génese encontramos o teatro e a musica. As primeiras peças teatrais foram representadas, nos finais do século XIX e inícios do século XX, em casas particulares, por influencia de canteiros, oriundos do concelho da figueira da foz (Tavarede, Alhadas e Quiaios) que trabalhavam na exploração da pedra em Vila Nova, cujos ensaios decorriam em adegas e pátios, e eram levadas à cena por altura do Natal e Ano Novo. De registar, igualmente a existência de duas bandas filarmónicas, nos inícios do século XX, entretanto extintas.
A primeira associação fundada em Vila Nova, de que há memória, denominava-se tuna de vila nova, com fins teatrais e musicais, cuja sede era uma casa particular. Todavia um outro grupo de pessoas da aldeia, face às divergências, sem qualquer tipo de legalização, decidiu criar um grupo cénico e levar a efeito representações teatrais, o que de certa forma provocou rivalidades e alimentou uma atitude de querer fazer melhor, contribuindo para o fortalecimento das raízes pelo gosto do teatro.
Face ao descontentamento da população, pela ausência de solidariedade entre os grupos e à falta de um espaço próprio para representações, o povo reuniu esforços e num sentimento de união, decidiu construir uma sede (1925) e com ela nasceu a ideia da fundação do Club União Vilanovense (1926). A construção da sede iniciou-se a 27 de junho de 1926 e foi inaugurada a 25 de dezembro de 1927, possibilitada pelo esforço colectivo da população.
Fonte:
In Breve História Da Associação Vila Nova 2000
Vila Nova Usos e Costumes, A Cultura de Um Povo COD 06-02-03-025/LD