Bombarda

/Bombarda
Bombarda 2021-11-09T18:53:37+00:00
Vila Nova é uma terra de grandes tradições teatrais e musicais. Desde os finais do século XIX , o teatro e a musica despertaram o povo da aldeia para um sentimento de associativismo, materializado na fundação da associação Club União Vilanovense, que assume as responsabilidades de ser das associações mais antigas do concelho.

Na sua génese encontramos o teatro e a musica. As primeiras peças teatrais foram representadas, nos finais do século XIX e inícios do século XX, em casas particulares, por influencia de canteiros, oriundos do concelho da figueira da foz (Tavarede, Alhadas e Quiaios) que trabalhavam na exploração da pedra em Vila Nova, cujos ensaios decorriam em adegas e pátios, e eram levadas à cena por altura do Natal e Ano Novo. De registar, igualmente a existência de duas bandas filarmónicas, nos inícios do século XX, entretanto extintas.

A primeira associação fundada em Vila Nova, de que há memória, denominava-se tuna de vila nova, com fins teatrais e musicais, cuja sede era uma casa particular. Todavia um outro grupo de pessoas da aldeia, face às divergências, sem qualquer tipo de legalização, decidiu criar um grupo cénico e levar a efeito representações teatrais, o que de certa forma provocou rivalidades e alimentou uma atitude de querer fazer melhor, contribuindo para o fortalecimento das raízes pelo gosto do teatro.